Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação RS Verão Total 2020

Publicação:

Operação RS Verão Total 2020

Até o dia 2 de março de 2020, moradores e turistas que visitarem as praias e balneários do RS contarão com mais policiamento, operações de trânsito como a Balada Segura, ações de acessibilidade a exemplo do Praia Acessível, monitoramento da qualidade das águas e investimentos pontuais na rede de saúde dos municípios.

O CBMRS tem 1.270 guarda-vidas, entre bombeiros militares, policiais militares e guarda-vidas civis contratados para a operação. O número representa um incremento de 260 guarda-vidas em relação ao verão passado. São 268 guaritas no total: 206 no Litoral Norte, 26 no Litoral Sul e 36 em balneários de água doce. Para agilizar o atendimento aos banhistas que estiverem longe das guaritas, os bombeiros contarão com 20 quadriciclos.

A novidade deste veraneio é que, além das bandeiras tradicionais, localizadas acima das guaritas para indicar as condições das ondas, são afixadas flâmulas perto da água, demarcando a área mais segura para banho nas proximidades dos postos de salvamento.

Além da estrutura já existente da corporação no Litoral – que conta com cinco batalhões de policiamento ostensivo, dois batalhões Rodoviários (CRBM), e o Batalhão Ambiental –, a atuação da BM está qualificada com a utilização de seis Bases Móveis Comunitárias (BMC) nas orlas de Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Cidreira e Cassino.

A Polícia Civil, por sua vez, conta com efetivo de 948 servidores destacados para atuar na RS Verão Total. A instituição possui delegacias em 19 cidades do Litoral Norte, quatro do Litoral Sul, quatro nas cidades da Costa Doce e 12 municípios nas fronteiras.

Entre as novidades da temporada, está a parceria da Polícia Civil com a Polícia Rodoviária Federal na campanha “Te liga na Estrada”, que pretende conscientizar motoristas para um trânsito mais seguro. Além disso, a ação da PC no Litoral será reforçada com o sistema de registros de ocorrência online, a Delegacia Online. A entidade disponibiliza ainda um número de WhatsApp para agilizar os atendimentos ao cidadão, o (51) 98444-0606.

O DetranRS também está presente no Litoral, levando as blitze Balada Segura para a operação RS Verão Total. Uma novidade será a possibilidade de retirada de CNHs apreendidas em blitze da Balada Segura no próprio litoral. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) tem um efetivo de 74 servidores para atuação nas atividades de medicina legal, de criminalística e de identificação. Ainda contará com postos de identificação reforçados para facilitar a produção de carteiras de identidade durante o veraneio.

Clipping Detran